quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Filmes

Vou aproveitar esse espaço para comentar alguns filmes que já assisti e que certamente contribuíram de alguma forma para o meu desenvolvimento humano.

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Monstros a Solta

Nesse carnaval começamos a parte pratica do curso de formação policial, iniciamos nosso primeiro contato com as delegacias e com o trabalho que vamos desempenhar brevemente.

Confesso que fui uma experiência única, momentos diferentes vividos, agora por dentro do sistema e não por fora como de costume.

Meu primeiro plantão foi na Delegacia da Mulher. Estive por lá de 18:00 às 0:00 horas do dia 21 de fevereiro de 2009 (sábado).

Não me lembro muito bem que horas eram, acredito que entre 21:30 às 22:00 horas, foi nesse horário aproximadamente que ocorreu algo que acredito que vai marcar minha vida profissional.

Estava no balcão da recepção da delegacia quando uma RP (radio patrulha) da PM trouxe para delegacia duas mulheres que estavam brigando num bar. Uma vestia um vestido preto, a outra vestia uma saia jeans, bem suja e curta, uma camisa, tipo camiseta meio laranjada, também estava bem suja. A de vestido preto, era uma jovem de cor parda, a outra de saia curta era uma loira, com uns cabelos bem descuidados, assim como sua vestimenta. A moça de vestido preto dizia aos policias que a trouxeram que não tinha passagem pela polícia e que era uma pessoa honesta e que não tinha motivo para estar ali. Essa moça estava bem mais alterada que a outra. Não sei por qual motivo. Até ai tudo bem, fato típico de delegacia. Só que ocorreu um fato que não é típico de delegacia ou ao menos não deveria.

Essa jovem de vestido preto estava sentada num banco, não esboçava reação alguma de perigo, de que seria capaz de agredir alguém, pelo menos ali naquele momento. Estava rodeada de policiais e mais seis estagiários (três alunos delegados e três alunos escrivões de polícia). Estava totalmente indefesa. Ocorre que ela começou a dizer que iria processar o policial que a tinha colocado na viatura, pois o mesmo havia agredido-a no momento da prisão. O policia rebatia a acusação dizendo que somente tinha pegado pelo braço e colocado dentro da RP. Nesse intervalo de bate-boca o policial perdeu o controle e deu umas porradas bem forte agredindo a vítima pelas costas com socos violentos e disse “agora você pode ir me denunciar por ter agredido você”. A porrada foi tão forte que os colegas que estavam em outras salas saíram para ver o que estava acontecendo. O agressor só parou quando seu superior o segurou e pediu que se controlasse.

Nesse momento meu coração começou a bater mais forte e acelerado, a moça que foi espancada dizia, “bate mais, bate mais, seu covarde, hoje você é o todo poderoso, quero ver no dia do juízo final você diante de Jesus, você vai pagar pelo que fez, o que se faz aqui agente paga”. Essa cena não pára de passar em minha mente. Quando eu menos espero, estou pensando na cena da mulher agredida dentro da delegacia da mulher. Minha vontade naquele momento foi uma só. Vou dá voz de prisão para esse criminoso e informar seu oficial pelo ocorrido. Queria vê-lo dentro da cela, preso. Mas, pensei, eu sou só um aluno escrivão, sou pequeno de mais e em açude grande os peixes pequenos são engolidos pelos peixes graúdos.
Esse foi meu primeiro plantão. Foi o ocorrido que marcou, e que acredito que a cena daquele crime vai ficar gravada para sempre em minha mente.

O agressor tinha cabelos grisalhos, demonstrava ser um veterano na polícia, fato que daria ao policial uma experiência e um compromisso maior de servir o cidadão com humanidade. Mais isso não foi o que ele passou. Fico pensando, esse policial estava armado, trabalhando atendendo a população, se ele teve coragem de fazer o que fez dentro da delegacia a vista de todas as demais autoridades policiais, imagina o que esse agressor, (me recuso a chamar um marginal desse de policial) não pode fazer quando está nas ruas, longe de todos os olhares, e longe das câmeras de televisão?

Numa próxima oportunidade relatarei meu segundo dia de estágio, esse sim, foi um dia de coisas boas, de bons aprendizados.

Uma frase para terminar: “Quando combatemos monstros temos que ter o cuidado para não nos transformarmos num deles”. (frase do filme JUSTIÇA A QUALQUER PREÇO).

Links

Site de dicas para concurso com aulas virtual.
http://www.editoraferreira.com.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?from%5Finfo%5Findex=16&sid=20

Site para downloads de material para estudo.
http://apostilas.netsaber.com.br/ver_apostila_c_973.html

Apostilas de Direito.
http://apostilas.netsaber.com.br/list_apostilas_c_26.html

Editora metodo
http://www.editorametodo.com.br/produtos_descricao.asp?cat=25&codigo_produto=1672

Mensagem Bíblica

Deus é Fiel!